Por que a Educação Infantil é importante?

Esse é um questionamento que vem permeando o pensamento de muitos pais

Esse é um questionamento que vem permeando o pensamento de muitos pais. Afinal, educação infantil é só brincadeira? Qual a importância do desenvolvimento nessa fase escolar?

Em nossa escola temos como uma das abordagens pedagógicas os estudos de Maria Montessori.

Maria Montessori descobriu que as crianças passam toda a infância trabalhando, envolvidas em esforços constantes, para construir o adulto. Elas aprendem, desenvolvem, adquirem, descobrem. E aos poucos, transformam-se em seres mais e mais independentes e capazes. Esse processo é chamado de Períodos Sensíveis.

Os períodos sensíveis são intervalos ao longo do desenvolvimento, em que a criança está especialmente apta, e se sente especialmente atraída, por um determinado tipo de estímulo ou um tipo específico de tarefa. Nesses períodos, a criança se dedica exclusivamente, e intensamente, ao que lhe atrai a atenção.

Então, por que devemos aproveitar esses Períodos Sensíveis?

Uma criança que possa aproveitar seus períodos sensíveis se desenvolve bem, e rápido, com um tipo de esforço muito natural, que leva mais à alegria e ao contentamento do que ao cansaço.

Se ela não pode aproveitar, se precisa se submeter às vontades e possibilidades do mundo adulto, parece cansada o tempo todo, frustrada o tempo todo. Constantemente à beira de um colapso emocional. Isso acontece porque ela tem um trabalho a fazer, e todo o seu ser tende a fazer esse trabalho. Impedir a criança de se entregar aos períodos sensíveis é impedir a criança de existir.

A criança inserida na Educação Infantil, passa por todos os períodos sensíveis da melhor forma, mas está inserida em um ambiente que promove a aprendizagem e desenvolvimento.

Fonte: Lar Montessori / Adaptação: Michelle Pirini Martins

Deixe sua resposta