Acreditamos que das experiências que a criança tem não resulta apenas o que consideramos tradicionalmente como conhecimento. Por isso, ao pensarmos em uma proposta para Educação Infantil, é preciso defender o direito de a criança ser criança. Isso significa que, no espaço das aprendizagens, deve haver lugar para a fantasia, o brincar, o cuidar, de modo que a criança possa transformar a escola e se transformar por ela. É importante ainda que haja lugar para o gosto, a sensibilidade, o desenvolvimento de habilidades sociais, o domínio do espaço, do corpo, das modalidades expressivas, para a curiosidade, o desafio e a oportunidade para investigação e resolução de problemas.

Em nossa proposta pedagógica, consideramos que é preciso, em primeiro lugar, admitir que a escola tem uma dupla dimensão, a de cuidar e a de educar. Assim, cabe a essa fase escolar proteger a criança, garantir que ela se desenvolva de forma saudável e íntegra sem, no entanto, esquecer que esse desenvolvimento depende também do acesso aos bens culturais que são de direito da criança conhecer e se apropriar. Por isso, assumimos que o processo de constituição de sujeitos no mundo da cultura, que chamamos de educação, não se dá apenas por transmissão de informações, mas por produção de sentidos e de significados por parte de quem aprende.

Educação Infantil

Um currículo de Educação Infantil que respeite o direito da criança de ser criança e que possibilite a construção de conhecimentos formais e sociais é premissa que está no cerne do Educandário Turma do Leãozinho.

Embasada BNCC para a Educação Infantil e nas pesquisas mais recentes acerca da educação da infância, nossa proposta pedagógica está organizada por faixa etária e oferece propostas que respeitam as especificidades das crianças de 2 a 5 anos.

Projeto Ciranda

O Ciranda foi pensado a partir de vivências que inserem as crianças em práticas sociais e culturais criativas e interativas, promovendo aprendizados significativos.

Alinhado à BNCC

Totalmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Projeto Ciranda visa à garantia de aprendizagens essenciais a que as crianças têm direito, considerando, sobretudo:

• Os dois grandes eixos: interações e brincadeiras;
  • Os objetivos de aprendizagem focados no desenvolvimento integral do aluno;
  • Os campos de experiências envolvendo noções e conceitos de diferentes áreas do conhecimento;
  • Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, garantidos pelos diferentes eixos ou áreas do conhecimento.

Formação Continuada

Acreditamos que a formação permanente é fundamental para o profissional da educação. Nossa equipe passa por diversos cursos e treinamentos durante o ano.

Em parceria com o Mathema e o Grupo Rabbit, buscamos aperfeiçoamento pedagógico e administrativo, oferecendo um atendimento de qualidade para nossas famílias!

O Educandário Turma do Leãozinho fica localizado na Mooca, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo

Convivência

Experiência