A adaptação não é fácil pra ninguém, mas na maioria das vezes é totalmente necessária.
Vamos falar de uma fase importante e crucial na vida humana, a fase da adaptação. Todos nós já passamos por esse período inicialmente assustador, seja por conta de uma mudança de cidade, um novo emprego ou novos hábitos de vida.
A adaptação não é fácil pra ninguém, mas na maioria das vezes é totalmente necessária.
Agora, imagine essa experiência para uma criança pequena em seu primeiro dia de aula, onde tudo é novo, com novos horários, rotinas e mudança na alimentação, com pessoas diferentes e a ausência daquilo que ela confia e está acostumada.
Dito isso, é importante frisar que a adaptação é um processo que deve acontecer gradativamente, no tempo da criança, frisando que choros e irritações são perfeitamente normais e esperados durante essa etapa e que tudo isso é um período que vai passar. A adaptação na nova escola é um percurso que ocorre em equipe, entre a criança, a família e a escola.
Todo início de adaptação causa medo, tanto nas crianças quanto nos pais, e na maioria das vezes, esse momento causa mais insegurança nos pais do que nos pequenos. Pra eles, causa uma sensação de impotência e insegurança.
O psicólogo Lev Vygotsky aponta em seus estudos que a criança aprende através do meio e do outro, ou seja, elas têm a necessidade de estar em um ambiente que proporcione o aprendizado de novos assuntos. Além de conhecer novas pessoas e estar em contato com a sociedade e com mundo externo.
Inicialmente, é na escola onde a criança faz suas primeiras amizades, o que é primordial para o seu desenvolvimento, possibilitando que ela aprenda funções sociais como interação, fala, movimento, o compartilhar de objetos e inúmeras experiências. Falando em experiências, são através delas que os pequenos aprendem e se divertem.
A nossa escola aborda uma gama de vivências sempre pensando na melhor forma de apresentar o mundo para os pequenos proporcionando prazer ao brincar e experimentar novas sensações.
A criança tem a necessidade de estar na escola, de estar em contato com meio, sempre sendo estimulada a explorar o mundo e aprender cada vez mais.
A nossa escola busca tornar a etapa da adaptação mais prazerosa, visando sempre estar em contato com os pais, afim de tranquiliza-los nesse momento inicial e mais difícil.
Eduarda Melo – Monitora do Integral